Sem categoria,  SER (A)GENTE

(ida e) VIDA DE AGENTE

Toda vez que alguém pergunta minha ocupação e eu respondo (com orgulho), “agente de viagens”, sou presenteada com um sorriso. Normalmente as pessoas dizem “que máximo”, “deve ser muito legal” e “você deve viajar bastante”. Olha, eu viajo muito menos do que eu gostaria, como a maioria das pessoas! Mas acabamos tendo acesso sim a excelentes tarifas e a treinamentos que nos deixam com uma vontade louca de fazer daquele o nosso próximo destino. Mas não tem muito segredo. Para viajar a lazer com a família, a gente compra nossa viagem igualzinho a você!

Já são 20 anos como agente de viagens

Volta e meia surgem sim oportunidades de viagens a convite. São os chamados “famtour” ou viagens de familiarização. Normalmente estes convites pintam em cima da hora e são só para um agente de viagens, sem direito a acompanhante. Apesar de serem super legais, são viagens a trabalho, com intuito específico de visitar hotéis, experimentar o serviço aéreo ou o cruzeiro e outros empreendimentos turísticos. Mas sempre dá para aproveitar muito o destino. Já estive em viagens inesquecíveis sob convite de famtour.

Outra oportunidade que surge são os “procap”, uma versão que alia o famtour à capacitação específica, treinamentos mais a fundo. Normalmente estes tem um custo que temos que bancar, ainda que bem menor que a viagem inteira.

Por fim, para alguns produtos (infelizmente poucos) temos acesso a tarifas agente, que dão desconto em períodos específicos para quem é comprovadamente agente de viagens, e daí podemos usufruir destas tarifas melhoradas em nossas viagens particulares. É possível também negociarmos pontualmente hospedagens ou serviços em caráter de cortesia com fornecedores que usamos bastante – porém nós aqui da Olimpiatur não temos o costume de solicita-las. Preferimos usar o melhor de nossas negociações em prol de boas tarifas para nossos clientes, ou usar de cortesias em viagens em que estamos representando a empresa para participação de feiras, por exemplo.

Para matar sua curiosidade, é assim que agente viaja. Na maioria das vezes, igualzinho a você!

Embaixo, um mapa dos lugares em que eu já tive a oportunidade de estar nesta vida de agente.